Blend Blog

Ads na medida certa

Blend Blog

Por Filipe Lima - Head of Operations @ Blend Network

PORQUE O MARKETING DE AFILIAÇÃO É UMA MANEIRA SEGURA DE GARANTIR SEU ROI

 

Obter um retorno conciso ante os investimentos realizados com marketing normalmente tira o sono de muitos empresários. Várias iniciativas nesta área – seja dinheiro gasto em empresas de Relações Públicas ou uma gigantesca campanha buscando um maior impacto na marca – acabam por encontrar uma barreira evidente: a ausência total de garantia de um desfecho favorável. 

 

Existe um modelo de marketing que funciona de maneira completamente diferente, com um regramento próprio. A transparência e a forma de remuneração (pagamento após desempenho) são algumas características que positivam o Marketing de Afiliação – antes visto como um tiro no escuro – como uma ferramenta atual, sofisticada e acurada para se obter um ROI definitivo, facilmente mensurável. 

 

Desta forma, o desenvolvimento de um programa de Afiliados bem sucedido – e a consequente entrega de um ROI satisfatório - necessita de um time contendo pelo menos cinco peças-chave: 

 

1. Uma Agência 

A não ser que sua empresa possua recursos suficientes para montar uma equipe de diversas pessoas com extenso conhecimento e experiência em Marketing de Afiliados, a melhor opção disponível é contratar uma Agência. 

 

Via de regra, os profissionais de Marketing de Afiliados nesta configuração costumam ser bastante experientes no enfrentamento das 

                                                          

 1 “Return over Investment”: a relação entre perda/ganho de capital através de um determinado investimento e o montante de dinheiro investido. 

 

 

 

multifacetadas complexidades que costumam persistir na construção e manutenção de um programa de Afiliação de alto desempenho. 

 

Desempenho, aliás, é a palavra correta para se buscar ao promover o alinhamento direto da empresa com uma agência especializada em Marketing de Afiliados. Conforme se observa na obra “Performance Partnerships” do aclamado CEO da agência global de Marketing de Afiliados Acceleration Partners, Robert Glazer, best seller, o principal desafio é não cair na armadilha de trabalhar com uma agência que afirma veementemente que lhe trará muitas conversões e vendas, sem efetivamente colocar o dinheiro gasto neste planejamento onde ele precisa estar; se esta agência não entrega resultados rapidamente, as chances de não fazê-lo a longo prazo são imensas. 

 

2. Uma rede ou plataforma dimensionável 

Seja uma rede de Afiliados ou uma plataforma SaaS2, todos os programas de Marketing de Afiliados precisam de uma tecnologia para rodar. Sua plataforma deve ser capaz de suportar seu plano de crescimento e avanço de sua marca e oferecer as ferramentas e cobertura geográfica específica para seus objetivos. 

 

A agência Awin é um exemplo deste tipo de plataforma. A empresa proporciona tecnologia que auxilia o empreendedor ao contornar situações corriqueiras nesta indústria, oferecendo rastreamento de dados e postback por plataformas remotas, atribuição de comissionamento, dentre outros. 

 

Tais atributos não eram disponibilizados há alguns anos, mas com o avanço da tecnologia e pesquisa nesta crescente área, é possível identificar o que exatamente funciona, e adequar à estratégia determinada por sua agência – de forma a utilizá-las de forma inteligente, sabendo exatamente quando e como fazê-lo – o que certamente auxilia na aquisição de conhecimento e expertise na aplicação destas técnicas em outros canais de venda. 

                                                          

 2 “Software as a Service”: denomina um tipo de plataforma e-commerce cujo código fonte Back-end é de propriedade do fornecedor e não do empreendedor de e-commerce que pretende abrir uma loja virtual. 

 

 

 

3. Parceiros e Loyalty Marketing 

Se seu objetivo é escalar rapidamente seu programa, é necessário fomentar parcerias com players cujo foco é estabelecer fidelização de clientes. Ebates é uma das grandes agências neste setor operando com foco em performance (conforme acima). A marca está ativamente expandindo seus mercados e suas categorias além do varejo, incluindo em suas atividades os ramos de viagem, alimentação, transporte e cashback. 

 

Desta forma, é importante determinar se este tipo de parceiro criará, efetivamente, uma relação de confiança e lealdade com o programa pretendido, atraindo o tipo certo de clientes. A formação de uma base sólida de clientela personalizada é a chave para a sobrevida de uma determinada marca. 

 

4. Parceiros Mobile 

As pessoas cada vez mais gastam seu tempo em aparelhos de celular e seus mais variados aplicativos. É imperativo, portanto, estabelecer parcerias no programa de afiliados com agências que dominem o “ecossistema” mobile. 

 

Ibotta é um exemplo de um destes aplicativos nos EUA, conectando consumidores com marcas varejistas de vários segmentos, e recompensando-os com dinheiro ao adquirir itens que efetivamente precisem. A MobileExpressions remunera seus consumidores a partir do momento em que contribuem para uma vasta rede de pesquisas online – simplesmente ao responder questionários – e também integram este rol exemplificativo. 

 

Conclui-se que, com o número de usuários mobile crescendo exponencialmente a cada dia, é interessante buscar parceiros que já desenvolveram métodos e tecnologia capazes de aprimorar a experiência do consumidor deste segmento. 

 

 

 

 

5. Publishers3 movidas à tecnologia 

O espaço destinado à operação das redes de afiliados cresceu além do fornecimento de cupons e parcerias em vendas. A fim de incrementar a renda de seu programa com base em desempenho, é importante considerar sinergia com publishers que possuem, dentre suas especialidades, tecnologia avançada em e-commerce, incluindo profunda integração em website e inteligência artificial. 

 

RevLifter é um excelente exemplo, posto que esta empresa auxilia várias companhias e marcas diversas a converter mais vendas e serviços, personalizando as campanhas para os seus anunciantes em vários canais diferentes de marketing. Disponível em todo o globo em modelo pay-per-performance4, a empresa utiliza inteligência artificial a fim de monitorar e captar em tempo real os sinais dos consumidores enquanto realizam a aquisição de produto ou serviço, de maneira que indica o negócio perfeito para o consumidor, no momento certo. 

 

Seja sua empresa nova no ramo de Marketing de Afiliação ou simplesmente precise melhorar seus rendimentos no ramo, procure preencher estes requisitos a fim de desenvolver e fomentar um programa sólido de marketing. O ROI é complicado de se gerenciar quando se utiliza um grande número de diretrizes de marketing, mas ao organizar uma equipe capaz e comprometida certamente será possível retomar as rédeas de seus negócios e obter o resultado pretendido. 

 

A Blend Network estará sempre a postos para viabilizar os seus resultados pretendidos, com atendimento personalizado e direcionado. Entre em contato conosco e tenha acesso ao nosso blend de serviços – na medida certa - para cimentar uma duradoura parceria de negócios. 

 

 

Fonte: https://www.entrepreneur.com/article/334511 

                                                          

 3 Quem publica ou gerencia anúncios. Pode ou não ser o advertiser (anunciante). 4 “pagamento por performance”: as empresas pagam conforme os resultados forem atingidos. Contratam-se especificamente os serviços e o pagamento se dá somente após verificados os resultados. 

Um comentário

  1. Hi, this is a comment.
    To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
    Commenter avatars come from Gravatar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *